terça-feira, 19 de junho de 2007

Obrigado Por Fumar


O filme de estréia de Jason Reitman, "Obrigado Por Fumar", é uma sátira corrosiva da chamada "culture of spin" (cultura de manipulação de informações), baseada na elogiada obra do mesmo nome 1994 de Christopher Buckley, adaptada para as telas por Reitman. O herói de "Obrigado Por Fumar" é Nick Naylor (Aaron Eckhart), porta-voz principal das grandes empresas de cigarros, que ganha a vida defendendo os direitos dos fumantes na nossa cultura neo-puritana atual. Desafiado pelos vigilantes da saúde que querem banir o consumo de cigarros e por um senador oportunista (William H. Macy) que deseja colocar rótulos de veneno nas embalagens de cigarros, Nick embarca numa ofensiva de relações públicas, manipulando informações e diminuindo os riscos do uso do cigarro em programas de entrevistas de TV e buscando a ajuda de um super-agente de Hollwyood (Rob Lowe) para promover o fumo nos filmes . A fama recente de Nick atrai a atenção do chefão das indústrias de cigarro (Robert Duvall) e uma repórter de um influente jornal de Washington que deseja investigá-lo ( Katie Holmes ). Nick diz que só trabalha para pagar as contas, mas a atenção cada vez maior que filho pequeno Joey, (Cameron Bright) presta em seu trabalho e uma ameaça de morte bastante real podem acabar fazendo com que ele mude de opinião.

Nota: 7,0

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias


Em 1970 o Brasil e o mundo pareciam virar de cabeça para baixo, mas a maior preocupação na vida de Mauro, 12 anos de idade, tinha pouco ou nada a ver com a proliferação das ditaduras militares na América do Sul ou com a Guerra do Vietnã. Seu maior sonho era ver o Brasil tri-campeão do mundo. Mauro se encontra naquele momento de transição da infância para a adolescência. É nesse ponto de virada que ele se vê obrigado a viver longe dos pais quando, por serem de esquerda, são forçados a viver na clandestinidade e deixá-lo com o avô. Mas algo inesperado sucede com seu avô. E o garoto fica sozinho sem poder avisar os pais. Quem acaba tomando conta de Mauro é Shlomo, o vizinho do avô, um velho judeu solitário, funcionário da Sinagoga. Essa convivência inesperada resulta, para ambos, num mergulho em mundos desconhecidos do qual emergem, cada um à sua maneira, bastante amadurecidos.Enquanto espera um telefonema dos pais, Mauro aprende a encarar uma realidade muitas vezes difícil e dolorosa, mas que tem seus momentos de alegria e descoberta. Ele se vê sozinho e repete assim, de certo modo, a saga de seus avós - imigrantes judeus - sobrevivendo num mundo novo. A partir daí, entram na vida de Mauro, além de Shlomo, o zelador da sinagoga com quem é obrigado a morar; a irreverente Hanna, pouco mais velha do que Mauro, com seu enorme talento para apostas e novos negócios; a jovem Irene, que incendeia a imaginação de todos os garotos do bairro; o Rabino, um fanático torcedor do Corinthians; Ítalo, filho de italiano envolvido em movimentos estudantis, Edgar, goleiro mulato do time do bairro, entre outros. Com seus novos amigos, Mauro divide, entre muitas outras coisas, sua paixão pelo futebol, as primeiras descobertas da sexualidade e seu desejo de recuperar a felicidade sufocada pela ditadura.

Nota: 8,5

El Laberinto del Fauno



"O Labirinto do Fauno" é uma fábula cujo pano de fundo é o regime ditatorial na Espanha dos anos 40. O filme conta a história de Ofélia (Ivana Baquero), uma menina que se muda com a mãe, Carmen (Ariadna Gil), e o padrasto Vidal (Sergi López) – este, um oficial do Exército Espanhol - para uma velha casa na área rural do norte da Espanha em 1944, após a ascensão do ditador Ernesto Franco. A mudança tem um objetivo: Vidal quer capturar membros da resistência que fizeram do campo o seu esconderijo. Sob a rígida vigilância do padrasto, Ofélia refugia-se em um mundo de imaginação e sonho. A menina descobre um labirinto abandonado próximo à casa e, ao percorrê-lo, conhece um ser fantástico que a guiará por uma jornada em busca da liberdade. O mímico Doug Jones, bastante procurado por Hollywood para interpretar criaturas, mais uma vez estará num filme de Guillermo Del Toro ("A Espinha do Diabo"). Jones e o cineasta estiveram juntos em "Mutação" e no recente "Hellboy", no qual o ator viveu o ser aquático Abe Sapien. Jones agora é aqui um dos personagens principais no novo filme de Del Toro, no qual ele interpretará Pan, criatura da mitologia grega meio-homem, meio-bode. A Warner Bros. adquiriu os direitos de distribuição do filme "O Labirinto do Fauno" para a Espanha e a América Latina. A produção é dirigida pelo mexicano Guillermo Del Toro ("Hellboy", "Blade 2") e traz Doug Jones ("Máquina do Tempo", "Hellboy"), Sergi Lopes ("Coisas Belas e Sujas") e Maribel Verdú ("E Sua Mãe Também") no elenco . A produção do filme ficou a cargo de Bertha Navarro, da OMM (empresa de Alfonso Cúaron, Guillermo del Toro e Frida Torresblanco) e dos Estúdios Picasso, braço da empresa Telecinco. "Estamos orgulhosos por ter participado deste projeto, que dará exposição internacional à indústria de filmes espanhola", declarou o produtor executivo Álvaro Augustin.
Nota: 7,5

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Déjà Vu


Neste novo filme do diretor Tony Scott (de "Chamas da Vingança", "Domino"), produzido por Jerry Bruckheimer (famoso produtor de séries milionárias, como "Piratas do Caribe" e "Bad Boys"), foi um dos primeiros filmes rodados na Nova Orleans pós-catástrofe do Katrina. A história do longa, escrita por Terry Rossio (co-roteirista de "Piratas do Caribe") e Bill Marsilii, fala de um agente do FBI ( Denzel Washington , de filmes como "O Colecionador de Ossos", "Hurricane - O Furacão", "Malcolm X" e "Filadélfia") que começa a experimentar sentimentos de déjà vu sobre uma mulher assassinada, Claire Kuchever (Paula Patton, de "Hitch – Conselheiro Amoroso"). No processo, acaba descobrindo que essas sensações são muito mais do que aparentam. Jim Caviezel (o Jesus de "A Paixão de Cristo") interpreta um terrorista que explode uma balsa, ataque que resulta nas mortes. Adam Goldberg (de "O Resgate do Soldado Ryan", "Uma Mente Brilhante") será um cientista. Val Kilmer (de "Top Gun – Ases Indomáveis", do próprio Tony Scott) vai interpretar um agente do FBI colega do personagem de Denzel. Os dois voltam no tempo para tentarem impedir um terrorista (Caviezel) de explodir um embarcadouro.
Vale a pena conferir ao extra do filme com cometários do Diretor, produtor e do roteirista, muitas informações vagas no filme, são esclarecidas por eles. Mesmo assim vale !!!

Nota:7,0

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Apocalypto


"Apocalypto" é o novo filme do ator e diretor americano Mel Gibson, de "A Paixão de Cristo". Jaguar Paw (Rudy Youngblood) levava uma vida tranquila, que foi interrompida devido à uma invasão. Os governantes de um império maia em declínio acreditavam que a chave para a prosperidade seria construir mais templos e realizar mais sacrifícios humanos. Jaguar é capturado para ser um destes sacrifícios, mas consegue escapar por acaso. Agora, guiado apenas pelo amor que sente por sua esposa e pela filha, ele realiza uma corrida desesperada para chegar em casa e salvar sua família. Em "Apocalypto", que significa "um novo começo", é usado um dialeto maia. Em entrevista exclusiva à revista Time, Gibson afirmou que o público não precisará de legendas para acompanhar o filme, mesmo se não souber maia, por causa do ritmo frenético de sua ação . Em "A Paixão de Cristo", os personagens falavam em aramaico antigo. Para o elenco do filme, Mel Gibson escolheu apenas novatos de descendência indígena. O protagonista da trama é Rudy Youngblood. Mais de 1,2 mil pessoas se inscreveram para o teste de seleção de atores, cujos requisitos eram ter feições indígenas maias e falar maia. Gibson, 49, ganhou o Oscar de melhor diretor e melhor filme por "Coração Valente", em 1996. Em 2004, o norte-americano surpreendeu a indústria do cinema com o sucesso de "A Paixão de Cristo", filme que retrata as últimas horas de Jesus e é falado em línguas mortas como o latim e o aramaico. A Disney feZ a distribuição do filme, totalmente financiado pela produtora do ator, a Icon. Na linha de "A Paixão de Cristo", o novo filme também deve ter uma história carregada de violência. A principal diferença é que, apesar do título - que lembra o apocalipse - o novo filme não tem conotações religiosas. "A Paixão de Cristo" arrecadou mais de US$ 370 milhões nas bilheterias americanas. O filme promete muitas surpresas e um acréscimo valorozo à carreira do agora diretor Mel Gibson.

Nota: 9,0

Sleepers - A Vingança Adormecida


Kevin Bacon, Robert De Niro, Dustin Hoffman , Jason Patric e Brad Pitt formam um grupo de amigos que estrela esta obra cinematográfica e simplesmente arrasam com suas espetaculares interpretações! Uma farra de juventude num bairro de Nova York tem como resultado um drástico erro da justiça: o grupo é condenado a cumprir um ano de prisão. Começa, então, o pior pesadelo para os quatro garotos que tornam-se vítimas das obsessões e loucuras dos sádicos guardas do reformatório. Um jeito muito duro e inesquecível de entrar na adolescência! Quinze anos mais tarde, eles têm a oportunidade de se vingar, recorrendo à mesma justiça deficiente que os condenou! Situações de tensão quase insuportável transformam Sleepers num Thriller eletrizante repleto de suspense e ação que, com certeza, vão prender você do começo ao fim.

Nota: 9,0.....Não é só de filmes novos que eu vivo.

Borat - O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América


Sacha Baron Cohen não é um nome muito familiar no Brasil, mas quem gosta de comédia inteligente há de conhecer. Britânico branco, judeu e rapper, ele ficou famoso no mundo todo com o programa "Da Ali G Show", da HBO. É também a estrela do clipe "Music", da Madonna, e do filme "Ali G Indahouse" (de 2002). Cohen deve ficar mais conhecido no Brasil com Borat, longa baseado em um de seus personagens mais conhecidos no Reino Unido e EUA. Borat é um jornalista cazaque fictício enviado para os Estados Unidos para aprender mais sobre a cultura do país e depois reportar para o Cazaquistão. O título completo do longa: "Borat: Cultural Learnings of America for Make Benefit Glorious Nation of Kazakhstan", quer dizer algo como "Borat: Aprendizado da Cultura da América para Fazer um Glorioso Benefício ao Cazaquistão". Esta é apenas a primeira de muitas ironias presentes no filme. Antes mesmo da estréia oficial, em novembro deste ano, Borat causou muita polêmica, principalmente nos Estados Unidos e no Cazaquistão. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Cazaquistão, Yerzhan Ashykbayev, divulgou uma nota oficial dizendo que Cohen estaria seguindo uma ordem política para apresentar o seu país e o seu povo de um modo depreciativo. Em resposta, Cohen produziu um vídeo parecido com os realizados por grupos extremistas, para negar qualquer ligação com Cohen e apoiar plenamente o governo se este quisesse processar o humorista. Mesmo sem ter certeza do retorno efetivo do filme de Cohen, grandes estúdios norte-americanos, como DreamWorks , Sony, Fox e Warner Bros., apostaram ferozmente no comediante como uma máquina de fazer fortuna e polêmica. "Borat" nem bem estreou e um novo longa de Cohen ja está garantido. Ele fechou acordo de US$ 42,5 milhões com a Universal Pictures para financiar seu próximo projeto. O sucessor de "Borat" é Bruno, repórter de TV austríaco gay, que afirma ser "a voz da juventude na TV da Áustria". O personagem também foi criado para o programa "Ali G Show".

Nota: 5,5 (Só para postar, bem interessante o Filme)

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Tráfico Humano


Centenas de milhares de jovens mulheres desapareceram, forçadas pela violência a uma vida infernal. Elas viram carga rentável na indústria moderna da escravidão. O submundo as chama de tráfico humano... Enquanto uma jovem de 16 anos da Ucrânia, uma mãe solteira da Rússia, uma orfã de 17 anos da Romênia e uma turista adolescente de 12 anos se tornam vítimas de traficantes internacionais, um time especializado de agentes federais luta para expor a rede mundial que as escravisou. A agente Kate Morozov (Mira Sorvino) conhece os horrores da exploração sexual de perto e ´r dedicada a desmantelar a rede e trazer os culpados para a Justiça. De uma câmara de torturas no Queens, Nova York, até os caçadores de "carne" da Rússia, a caçada começou e os destinos dos agentes especiais, dos traficantes sem escrúpulos e suas vítimas sem defesa colidem em um barril de pólvora de proporções internacionais. Apresentando Donald Sutherland, ganhador so Emmy e do Golden Globe, Mira Sorvino (Poderosa Afrodite - Oscar de mlhor atriz coadjuvante) e Robert Carlyle (Transpotting), Tráfico Humano é ao mesmo tempo um thriller envolvente, um aviso e uma das mais importantes histórias do nosso tempo.

Nota: 8,5

sexta-feira, 1 de junho de 2007

Uma Verdade Inconveniente


Sinopse: Al Gore é mais conhecido pelo fato de ter sido derrotado por George W. Bush, atual presidente dos Estados Unidos da América, na campanha eleitoral pela presidência do país em 2000. No entanto, os trabalhos de Gore não se resumem apenas a isso. Em "Uma Verdade Inconveniente", são mostrados os esforços do político, objetivando alertar a população mundial à respeito do super-aquecimento global. Para quem não sabe, possuímos somente uma década para evitar uma catástrofe que poderá acarretar uma alteração em todo o sistema climático da Terra. Este problema pode trazer uma destruição profunda, a qual envolverá secas, inundações, epidemias e até mesmo ondas de calor fatais. Graças a este filme, vemos o compromisso e o esforço de um homem (no caso, Al Gore) em explanar todos os mitos e erros oriundos do assunto aquecimento global, além de, também, trazer informações de como preveni-lo. Ao contrário do que possa parecer, Gore ainda consegue trazer uma apresentação divertida, objetiva e acessível ao falar da verdade surpreendente a qual ele chama de "emergência planetária". Há uma ligação de futuras previsões e curiosidades sobre o preocupante fato com a história pessoal do ex-vice-presidente dos Estados Unidos. No começo, vemos um universitário idealista que notou uma crise ambiental em curso, após, é mostrado um jovem senador enfrentando uma crise familiar, quando, finalmente, chega-se ao homem que praticamente tornou-se presidente da maior potência mundial atual e que se dedicou com todas as forças à causa apaixonada que podemos ver no filme. Neste longa, notamos que Gore não perde nunca a esperança de que ainda existe tempo para mudarmos as coisas.

Nota: 8,5

Babel


Um ônibus repleto de turistas atravessa uma região montanhosa do Marrocos. Entre os viajantes estão Richard e Susan, um casal de americanos. Ali perto, os meninos Ahmed e Youssef manejam um rifle que seu pai lhes deu para proteger a pequena criação de cabras da família. Um tiro atinge o ônibus, ferindo Susan. A partir daí, o filme mostra como esse fato afeta a vida de pessoas em vários pontos diferentes do mundo. Neste terceiro filme do diretor Alejandro González Iñárritu, o prconceito que toma conta do mundo se mostra de uma maneira mais real, mesmo o filme pecando em algumas partes, é de se conferir.

Nota: 7,0